Impactos ambientais gerados na construção de edifícios
Com a correta utilização dos fatores ambientais em projetos, podem-se reduzir os consumos e resíduos e, conseqüentemente, custos em todas as fases seguintes, além de conservar o ambiente natural e permitir uma melhor qualidade do ar interior. Apesar de a considerável quantidade de normas ambientais no âmbito federal, estadual e municipal tratarem, direta ou indiretamente, da preservação ambiental observa-se uma deficiência de infra-estrutura na fiscalização exercida pelos órgãos competentes , assim como pela falta de sensibilização e de educação ambiental por parte das construtoras de um modo geral, desta forma, o meio ambiente tem sido abruptamente alterado pelas interferências constantes do homem.
O que se observa, em geral, é que ainda falta um aprofundamento maior sobre os conceitos envolvidos e que pouca ação prática foi efetivada. Ainda faltam parâmetros objetivos que permitam traçar planos concretos de redução dos impactos ambientais e o aumento da eficiência (não apenas energética) dos edifícios públicos. Nesse sentido, algumas conclusões e perspectivas podem ser apresentadas: a preocupação ambiental deve ser integrada ao processo de concepção e licenciamento do projeto, inclusive em termos de parâmetros legais; os parâmetros ambientais devem ser estabelecidos de forma abrangente e consistente, que considere as peculiaridades locais em termos de meio ambiente natural.
É recomendado pela legislação que as empresas de construção de edificações busquem alternativas que atuem na redução de impactos ambientais e adotem ferramentas gerenciais como a implantação de um sistema de gestão ambiental, que deve ser a solução