Impacto e toxidez pesticidas
UNIDADE BENTO GONÇALVES
CURSO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
CATHERINE RYPCHINSKI
FELIPPE GATTI GOMES
VALESCA COSTANTIN
PESTICIDAS COMPARADOS: APLICAÇÃO, IMPACTO E TOXIDEZ
Bento Gonçalves
2011
INTRODUÇÃO
Os pesticidas são substâncias sintéticas, ou não, destinadas a eliminar diferentes pestes. Entre eles os tipos mais comuns são os inseticidas que são eliminadores de insetos, os herbicidas eliminam ervas daninha e os fungicidas que eliminam fungos.
O uso desses produtos químicos tem aumentado muito a produção, mas o seu uso indiscriminado e sem os devidos cuidados, acarretam muitos problemas tanto ambientais quanto para a saúde de animais e do próprio homem. Este trabalho pretende mostrar alguns tipos de agrotóxicos, enfatizando seus efeitos negativos sobre o ambiente e a saúde, comparando suas aplicações impacto e toxidez.
Pesticidas inorgânicos e organometálicos foram em grande parte gradualmente eliminados devido a sua persistência nos solos, sendo o mercado atual dominado pelos herbicidas totalmente orgânicos, onde sua principal vantagem é o fato de serem muito mais tóxicos para certas espécies de plantas do que para outras, sendo usado para erradicar algumas sem prejudicar outras. (Colin, 2006)
Pesticidas organoclorados são compostos formados por carbono e cloro, alguns dos quais são encontrados na natureza e devido a sua toxidade para algumas plantas e insetos, muita desses compostos produzidos sinteticamente tem tido um amplo uso como pesticida. São produtos que se degradam muito lentamente, tendendo a se acumular, não dissolvem facilmente em água, mas são muito solúveis em meios gordurosos como óleos e tecidos adiposos. (Colin, 2006)
Pesticidas à base de organofosforados e Carbamados são do tipo não persistente, representando uma vantagem sobre os organoclorados, contudo apresentam geralmente um efeito tóxico mais agudo (imediato) para os seres humanos e outros animais. Muitos