impacto ambientall
Segundo o Artigo 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:
A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
As atividades sociais e econômicas;
A biota;
As condições estéticas e sanitárias ambientais;
A qualidade dos recursos ambientais"
Portanto, a definição de Impacto Ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo (Bitar & Ortega, 1998).
ECOLOGIA DA RESTAUAÇÃO
CONCEITO
Processo de alterar intencionalmente um local para restabelecer um ecossistema que ocupava aquele local originalmente”
Motivos da restauração: Para que o ecossistema volte a cumprir sua função: garantir a qualidade da água; reduzir a erosão; servir como habitat para seres vivos etc.
EXEMPLO: áreas de fundo de vale com função de contenção de cheias ocupadas de forma incorreta.
Restauração de ecossistemas: É uma atividade interdisciplinar e visa identificar alterações nos ecossistemas para intervir nos mesmos.
Envolve 03 dimensões que pressupõe diferentes metodologias de estudo: a- física- movimentação de solo, alteração de cursos d’água etc. b- química- alteração na composição química da água, do ar e do solo. c- biológica- desaparecimento de espécies originais.
Principais abordagens para a restauração de comunidades biológicas e ecossistemas:
I- Nenhuma Ação: Custo benefício não justifica a restauração. Ex. Marginal do Rio Tietê em São Paulo, alguns casos de impacto gerado por mineração etc.
II- Substituição – um sistema é substituído por outro que cumpra uma das funções de um ecossistema em equilíbrio. Ex. Pastagem degradada substituída