Impacto ambiental da copa
Impactos Ambientais Causados Pela Copa Do Mundo No Brasil
Introdução
“É importante frisar que cidades-sede da Copa vão ampliar número de cooperativas de catadores”
Estimativa da Confederação Nacional da Indústria é a de que quantidade de associações tem que passar de 50 para 700, para elevar a qualidade do produto oferecido.
As 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 terão de ampliar o número de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis até o próximo ano, passando de cerca de 50 para 700 entidades. Isso poderá elevar a qualidade do produto reciclado que é entregue à indústria, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A estimativa é do gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro.
Agentes locais nas doze cidades-sede, que começam a receber treinamento nas próximas semanas, irão mensurar emissões
A preparação do Brasil para a Copa do Mundo envolve também as mudanças climáticas. Eventos deste porte demandam novos investimentos em infraestrutura, que geram benefícios, mas também emissões. Adicionalmente, os milhares de torcedores que percorrerão o país também vão gerar emissões de gases de efeito estufa.
A dimensão real dessas emissões será mensurada por agentes locais nas doze cidades-sede, que começam a receber treinamento nas próximas semanas. Também serão identificadas medidas passíveis de serem implementadas para a redução e compensação dessas emissões. Mas como toda moeda tem dois lados não devemos levar em consideração apenas as notícias oficiais.
IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELA COPA DO MUNDO DE 2014
Os megaeventos e megaempreendimentos que estão em curso no Brasil “Tem uma raiz mais profunda, quer dizer, tem a ver com o modelo de desenvolvimento econômico predador que reina no Brasil e, especialmente, no Rio de Janeiro”, afirma Roberto Morales, integrante do Comitê Popular da