Imp Rio Isl Mico
Século VII Além dos bizantinos (povos que compunham este Império eram os sírios, turcos, armênios, persas, egípcios, cilicianos, eslavos, fenícios, semitas, gregos entre outros) e dos Persas (os sassânidas) outro povo se destaca no início do século VII (601-700) os árabes. Organizaram um movimento baseados em uma crença monoteísta o Islã e expandiu seus domínios em direção ao Mar Mediterrâneo.
A Arábia e o deserto A Arábia está localizada no atual Oriente Médio, a parte norte é formada por desertos que protegeram essa área da invasão de outros povos por muitos séculos, abrigava vários povos nômades e seminômades incluindo os beduínos, hebreus (ou semintas), sírios, árabes entre outro. Na parte sul, duas cidades se desenvolveram Meca e Yatreb (atual Medina), falavam várias línguas e tinham estilos diferentes de vida, praticavam agricultura ao redor de Oásis, trabalhavam como comerciantes e artesãos em pequenos vilarejos. Eram divididos em várias tribos lideradas por chefes familiares (patriarcas), eram politeístas e acreditavam em deuses identificados com a natureza e com bons e maus espíritos. Acreditam na pedra negra (pedra vinda do espaço e dada a Abraão e seu filho Ismael para construírem a casa de deus, esta faria parte de um dos pilares do edifício chamado Kaaba , em árabe o cubo). Alguns deus eram Al-Manat deusa da felicidade, Allât deusa do céu e Állá deus dos deuses, todos eles ficavam dentro da Kaaba ( o santuário)
Maomé e as transformações no mundo árabe. Muhammad, conhecido como Maomé, nasceu em 570 (século VI) na cidade de Meca e ficou órfão muito cedo sendo adorado por um tio que o ensinou a conduzir caravanas. Numa destas viagens teve contato com outras religiões. Aos 40 anos teve sua primeira visão do anjo Gabriel, que ordenou a ele que transmitisse a todos os homens a seguinte revelação: “ Só há um Deus e Maomé é seu profeta”. A partir deste momento, Maomé começou a pregar uma nova religião conhecida como Islã que significa