Imobiliárias
Ênfase em gestão imobiliária.
Material selecionado, elaborado e adaptado por
Clarisse Faria – Mestre em Estudos Linguísticos
O projeto é o instrumento adequado às aspirações da pessoa empreendedora. É o esboço, é o guia do pensamento sobre um determinado trabalho a ser elaborado. É um planejamento que possibilita alterações no decorrer do percurso.
Segundo Barbier[1], “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia. É o futuro a ser construído com planejamento, um amanhã a concretizar, uma possibilidade a ser transformada em realidade, uma ideia a ser transformada em ato”.
Um projeto pode ser pessoal, profissional, individual e coletivo. O projeto precisa ser objetivo, definindo o tema a ser investigado, compreendido e escolhido – delimitado.
Um projeto é essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho sério, que busca obter êxito empresarial. Ele serve como instrumento para mapear o caminho a ser percorrido, visando alcançar uma meta estipulada. É organizado em etapas, seguindo uma estrutura que é determinada pelo tipo de objeto pesquisado - a começar pela escolha do tema.
Neste caso, o que buscamos é compreender melhor a estrutura de um projeto com ênfase em gestão imobiliária. Esse estudo exige uma pesquisa detalhada e embasada no regimento dos órgãos que regulam a atividade a ser praticada no âmbito empresarial.
A produção textual deve seguir a variedade culta padrão, além de observar a lógica e a objetividade, evitando a primeira pessoa do discurso.
A escolha do tema do projeto.
A primeira fase do processo para a elaboração de um projeto é a determinação do assunto a ser pesquisado (escopo/abrangência). A escolha, por ser um ato personalíssimo, envolve fatores psicológicos, sociais e metodológicos. Para isso, é necessário muito estudo para um bom planejamento. Os fatores psicossociais estão