IMCR
PESQUISA CIENTÍFICA
Tema: Reciclagem
Alunos: Claudio Bomfim Bruno Silva
Ilhéus-BA
24/08/2014
INDICE:
1. Introdução
2. Objetivo
3. Metodologia
4. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
O ser humano cada vez mais adapta o meio as suas necessidades ao invés de se adaptar ao meio. Com grande capacidade intelectual, o homem sempre achou que facilitar sua vida era deixar as coisas mais praticas no momento do seu uso. Com o advento das novas descobertas e com o uso de materiais relativamente baratos, o homem inventou o “Descartável”.
Historicamente, dividimos a evolução do homem em “Eras”: da pedra lascada, da escrita, etc. No futuro, provavelmente, seremos conhecidos como a “Era do Descartável” ou “Era do Lixo” devido ao grande volume de matérias de rápida utilização e de lixo produzido pelas populações urbanas.
Uma pessoa, ao comer apenas um bombom, produz diversos tipos de lixo: o plástico da embalagem; a caixa; o plástico e o alumínio do bombom. Com o crescente aumento populacional, cada vez mais temos um aumento do lixo produzido, onde só tomamos consciência da real necessidade no momento que não temos mais onde colocarmos o lixo, sendo necessário em variadas cidades à exportação do lixo para outros destinos, repassado esses gastos a população com aumento de impostos ou taxas específicas sobre o lixo.
Com este grande e atual problema, a IVIAN organizou, através do Estudo do Meio e do Teatro, a demonstração de pequenas soluções para os dias de hoje.
Conceitualmente, a reciclagem é um processo de transformação aplicado a materiais que podem voltar ao estado original, transformando-se em produtos iguais em todas as suas características, sendo um conceito diferente do de reutilização.
A reutilização consiste no reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro, com características diferentes. Como exemplo da diferença