Imagine que uma pessoa, ao informar a outra sobre o falecimento de um conhecido, diga: “O Osvaldo descansou dessa vida...”
Pluralidade cultural diz respeito a diferenças de cor, raça, costumes; diferença de religião, diferenças sociais e econômicas.
Multiculturalismo refere-se á várias culturas presentes num pais ou cidade, às vezes divididas geograficamente.
A pluralidade cultural presente no Brasil ou em outros países deve ser respeitada e valorizada, sem diminuir a importância de nenhuma cultura.
O tema da pluralidade cultural no Brasil tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 10.1é um tema que foi evitado por muito tempo. Este volume expõe detalhadamente os aspectos mais importantes do tema. Vejamos alguns destes aspectos:
O que è pluralidade cultural:
Conforme os PCNs a pluralidade cultural
“diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal” (Parâmetros Curriculares Nacionais vol.10.1, 1997 PG 19).
Porque deve ser abordado o tema da pluralidade cultural? (justificativa)
Deve-se enfrentar o conceito de que o Brasil é um país homogêneo e sem diferenças. Este tema foi evitado por muito tempo, mas a discriminação étnica e cultural nas escolas e nos ambientes sociais existe.
Como pode ser tratado o pluralismo cultural e quais são as medidas necessárias a serem tomadas para enfrentar o preconceito.
O primeiro principio é a ética. A partir da ética começa-se a ter respeito pela diversidade. Deve-se entender que cada um tem sua opinião sobre o preconceito.
Outro caminho para superar-se o preconceito a respeito das diferenças culturais e étnicas é o conhecimento. Conhecer a origem verdadeira do povo brasileiro, as extensões geográficas, conhecimentos sociológico etc.
Segundo os PCNs: