Imagens
IMAGENS
“Uma imagem vale mais que mil palavras” ?!? “A primeira imagem é a que fica” ?!?
Na produção gráfica, consideramos a imagem como uma representação bidimensional de objetos. Existem dois tipos de imagens. Na produção gráfica normalmente são utilizadas as imagens digitais: Imagens Digitais: Aquelas que são utilizadas em meios (mídias) digitais, como computador, celular, palm-top, dvd e equipamentos multimídias diversos. Imagens Não-digitais: São as imagens utilizadas em mídias não digitais (analógicas, eletroeletrônicas, magnéticas, impressas, humanas etc). Imagens Digitais Vetoriais: A imagem vetorial é constituida por fórmulas matemáticas que definem a posição de pontos e trajetórias de ancoragem na tela através de um sistema de coordenadas cartesianas. Esta característica permite o cálculo imediato de escalonamento do objeto representado e armazenado na memória do computador proporcionando assim impressões sem perda de qualidade. As imagens vetoriais são utilizadas para fins de produção específicos e quando necessitam de uma maior qualidade de detalhamento. (pois permitem manipulação sem perda de informação). Na primeira figura vemos a imagem como será visualizada. Na segunda figura vemos as linhas que definem o desenho.
As imagens vetoriais podem ter efeitos diversos (vetoriais ou bitmap). Texturas, sombras, degrades, repetição de formas, lentes, transparência entre outros.
É necessário estar atento ao modo de produção utilizado para garantir que os efeitos visualizados no computador poderão ser reproduzidos com fidelidade. Algumas técnicas de produção só podem utilizar imagens vetoriais como os plotters de corte do SIGN (vinil adesivo), bordados e acabamentos como relevo, verniz e hot-stamping, pois necessitam dos pontos e linhas para construção da imagem final. - Formas resultantes de expressões matemáticas – vetores