imagem
SUMÁRIO
I.
APRESENTAÇÃO
7
II.
DELIMITAÇÃO E INTERFACES DA ÁREA
9
III.
CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS
11
IV.
PANORAMA DA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
13
V.
PROCESSO DE PRODUÇÃO NA ÁREA
15
VI.
MATRIZES DE REFERÊNCIA
19
VII. INDICAÇÕES PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
43
ANEXO
45
II DELIMITAÇÃO E
INTERFACES DA ÁREA
A área de Imagem Pessoal caracteriza-se pelo trabalho estético voltado à criatura humana e compreende os procedimentos de embelezamento facial e corporal, a criação e execução de estilos de cabelo, maquilagem, peças do vestuário e acessórios, a veiculação dos fenômenos da moda, bem como sua gestão e comercialização.
Esta área mescla dois segmentos do mercado de trabalho, a Moda e a Beleza, que se caracterizam pela incessante busca do conforto e do belo, utilizando-se da tecnologia disponível, combinada com a praticidade dos fios sintéticos e com o avanço da cosmetologia. Embora tenham tratamento distinto, interrelacionam-se em função de aspectos comuns, envolvidos no trabalho de ambos os segmentos, como:
Ø caráter estético;
Ø estudo do belo;
Ø condições e efeitos artísticos;
Ø investigação de formas;
Ø aplicação da propriedade das linhas e
Ø representação da configuração humana.
Por ser abrangente, a área de Imagem Pessoal faz interface com diversas áreas profissionais, sendo que a identificação dessas relações contribuirá para a organização curricular nas instituições de ensino.
Na educação básica, encontra os fundamentos das ciências humanas, especificamente da história, geografia, sociologia, antropologia e psicologia, que, a partir do estudo do homem, de diferentes povos, culturas e organizações sociais, permitirão a compreensão da influência dos valores, tendências e estilos que estão na base das competências de interpretação, criação, elaboração e avaliação de produtos. Por tratar-se de atividade profissional