Imagem pessoal
INTRODUÇÃO
O objetivo deste Trabalho de pesquisa é verificar as necessidades e obter maiores informações sobre a utilização das medidas preventivas da Biossegurança nos Salões de Beleza.
A Biossegurança tem como objetivo regulamentar e orientar os profissionais as práticas de um conjunto de ações voltadas para a prevenção de riscos que possam comprometer a saúde, ao meio ambiente e a qualidade dos serviços prestados.
DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi desenvolvida no salão de Beleza Espaço da Flor, localizada em Pirapora-MG onde foi verificado somente trabalhos voltados para praticas de cabelos, maquiagem e unhas, pois a certas dificuldades em manter um salão que abrange várias práticas de beleza pelo motivo de ter um custo muito alto, assim tentando manter-se dentro das medidas seguranças necessárias.
Foram certificados a existência de medidas preventivas como estufas, produtos de cosméticos usados com a aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assepsia dos materiais de trabalho, uso de toucas, mascaras e luvas descartáveis, assim também como o uso de jalecos e o Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária em dia.
O estabelecimento possuí a descrição dos seguintes serviços oferecidos: cortes de cabelo, escovas, colorações, relaxamentos, penteados, maquiagem, manicure e pedicure. O ambiente encontra-se bem estruturado em ventilação, iluminação e limpeza diária para evitar contaminações e proliferações microbianas, sendo assim, os profissionais e clientes não correm riscos físicos , que ao longo do tempo poderia desenvolver problemas de visão e inalação de gases tóxicos.
Ao contrário do estabelecimento pesquisado, atualmente ainda existe uma certa resistência de alguns profissionais desta área, nas tomadas de medidas de segurança necessária, fazendo