Iluminismo
O que é: Movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendiam o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) com o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação, surgiu em meados do século XVII na França.
Foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”, enquanto o Iluminismo defendia a liberdade econômica sem a intervenção do estado na economia, o antropocentrismo , ou seja, avanço da ciência e da razão e o predomínio da burguesia e seus ideais. O Iluminismo tinha o apoio dos burgueses, pois ambos tinham interesses em comum.
Para os filósofos iluministas o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
O século XVIII passou a ser conhecido como o Século das Luzes quando o apogeu do Iluminismo o atingiu, a França foi onde o Iluminismo se fez mais intenso, influenciando até a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade, influenciou também outros movimentos sociais.
Alguns dos principais pensadores iluministas foram: John Locke que defendia a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia, ou seja, ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo. Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico e sua defesa a liberdade de pensamento sem poupar críticas a intolerâncias e Montesquieu defendeu a divisão do poder político em Legislativo,