Iluminismo
Capítulo 5
ILUMINISMO:
Ao longo dos séculos 17 e 18 a burguesia na Europa Ocidental tornou-se a camada social predominante.
Iluminismo – foi um movimento elitista burguês que defendia teorias políticas e econômicas que resgatavam os ideais valores burgueses do renascimento.
Burguesia iluminista- burguesia que defendia ideias que criticavam o absolutismo monárquico e o mercantilismo e propunham outras formas de governo expressando os interesses da burguesia.
Os interesses da burguesia renascentista; eram diferentes dos interesses da burguesia iluminista.
MOVIMENTO ILUMINISTA:
VALORIZA CRITÍCA
Antropocentrismo Teocentrismo
Racionalismo
Explicações pela ciência Explicações pela fé
Muitos filósofos iluministas dedicaram-se a formular teorias e propostas às reivindicações burguesas. De certa maneira, todos concordavam que os humanos têm direito a conceitos denominados direitos naturais:
-direito de liberdade (oposição de escravidão)
-direito à vida
-direito de igualdade
-direito à propriedade privada
Os direitos naturais traduziam as aspirações da burguesia, pois pretendiam garantir a liberdade de religião; liberdade econômica; e liberdade de expressão.
AS PROPOSTAS DOS FILÓSOFOS ILUMINISTAS:
Em comum os filósofos burgueses... :
-DEFENDIAM: o liberalismo econômico e político, direitos naturais, racionalismo, individualismo (valorização do individuo), cientificismo, antropocentrismo, etc.
-CRITICAVAM: absolutismo, mercantilismo, sociedade estamental, teocentrismo, escravidão, colonização, etc.
As principais ideias dos filósofos eram: Voltaire
Foi grande defensor da liberdade de expressão. Em suas obras ignorava as reivindicações das camadas humildes, por isso foi considerado o principal filosofo burguês. John Locke
Defendia o direito do parlamento e da constituição a se sobrepor ao monarca. Defendia a propriedade privada e o direito do povo de se revoltar