deontologia
1) Aprimorar as ações de vigilância sanitária com votos ao aperfeiçoamento do controle e fiscalização das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo órgão de entidade competente do Poder Executivo da União são objetivos, de qual sistema?
Resposta: Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos controlados- SNGPc.
2) Somente é permitido o recebimento dos produtos controlados por uma pessoa treinada, o farmacêutico. Cite os critérios definidos para o recebimento destes produtos.
Resposta: No recebimento deverá ser verificado com o estado de conservação, a legibilidade o número de lote e prazo de validade e a presença de mecanismo de conferência da autenticidade e origem do produto, além de especificações regulamentares vigentes sobre rótulo e embalagem, a fim de evitar a exposição dos usuários a produtos falsificados, corrompidos, adulterados, alterados ou impróprios para o uso.
3) Relacione a primeira coluna com a segunda.
A) Droga
B) Medicamento
C) Insumo farmacêutico
D) Estabelecimento
E) Farmácia
(B) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido em laboratório com finalidade profilático, curativo e paliativo.
(E) Estabelecimento de manipulação de formas magistrais e oficinais de comércio de drogas e medicamentos.
(A) Substância ou matéria prima que tenha finalidade medicamentosa de sanitária.
(C) Droga de matéria prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada em emprego em medicamentos, insumos farmacêuticos.
4) Qual o procedimento na dispensação de medicamentos fracionados e o que deve conter no carimbo indicativo de dispensação?
Resposta: A prescrição deve ser restituída ao consumidor e usuário de medicamentos devidamente carimbados em cada item dispensado e assinados pelo farmacêutico. No carimbo deve conter: a data de dispensação o nome do farmacêutico e seu respectivo CRF e a razão social da farmácia