Iluminismo
E o
Iluminismo
Escola Estadual Miguel Couto
Aluno (a): Maria Helena Ribeiro Lino
Turma: 2003
Professor (a): Vanessa
Disciplina: História
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho irei falar sobre as manifestações ocorridas a pouco tempo não só aqui no Brasil , como praticamente no mundo todo. E também irei falar um pouco sobre o iluminismo , assim comparando-o com as manifestações.
MANIFESTAÇÕES POPULARES
No ano de 2013 ocorreu manifestações em várias cidades brasileiras.Iniciando com a reivindicação da tarifa dos ônibus,sendo assim a manifestação foi se espalhando,ganhando um número maior de pessoas , onde criaram novas reivindicações.A classe social,não passavam da classe média.
A violência dos policiais e a reação da mídia em sempre esconder o que realmente estava acontecendo foram motivos para que as pessoas se sentissem no direito de sair e protestar os direitos da livre manifestação, da sua liberdade de expressar o que sentem.
Mais essas não foram a primeira vez em que ocorreu isso no Brasil, em 1992 os jovens ficaram conhecidos como os “caras pintadas” ,pois pintavam os seus rostos com pequenas faixas com as cores da bandeira do Brasil , onde pediam o fim do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello ,e após a pressão da população , o presidente pediu a renúncia do cargo.
Como também ocorreu em 1983 a campanha “Diretas Já”, onde o objetivo era a aprovação de uma lei que possibilitasse a eleição direta para o Presidente da República, e nessa época o país ainda vivia os últimos anos da ditadura civil-militar, e mesmo assim as pessoas não tiveram medo e saíram pela rua,participando de comícios e exigindo essa lei. Infelizmente, apesar da pressão, a lei não foi aprovada.
Na década de 1960, o contexto político também gerou manifestações nas ruas.Durante o governo de João Goulart ,havia um grande foco na política do Brasil. Entre os que apoiavam o seu mandato e os que queria