Iluminismo
1. Planta Livre: através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural.
2. Fachada Livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.
3. Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. 4. Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim, fato que acondiciona melhores sensações térmicas dentro do edifício.
5. Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, que permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
Questão 2 - Em 1940, Leonardo da Vinci sintetizou os princípios filosóficos do Renascimento do
“Homem Vitruviano”. Estes princípios se fizeram presente na atividade projetual renascentista, nos edifícios religiosos ou nos projetos das cidades. Quais são estes princípios e o que representaram para a sociedade? Como o espaço renascentista se materializou?
Seus princípios de arquitetura são: utilidade, beleza e solidez (utilitas, venustas e firmitas), que servem de base para a Arquitetura clássica. Sendo a solidez referido aos sistemas estruturais, as tecnologias, a qualidade dos materiais utilizados. A utilidade é a composição do espaço, e como este atende aos requisitos físicos e psicológicos dos usuários. E a beleza se refere as preocupações estéticas que se deve ter ao projetar. Como dizia Vitrúvio, a beleza esta presente quando a aparência da obra é agradável e de bom gosto, e seus elementos são proporcionais e de acordo com os princípios da simetria. Trazem para a sociedade, novos