iluminismo
1 – Indique as mudanças que ocorreram desde o processo de produção artesanal até o mecanizado.
R: - Nas manufaturas (grandes oficinas onde vários artesãos executavam tarefas usando ferramentas, sob o controle do dono da manufatura), houve a implantação do processo de divisão do trabalho e passou-se a utilizar máquinas industriais, possibilitando a produção mecanizada.
2 – Quais fatores contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial? Explique.
R: - A existência de uma importante zona de livre comércio, resultando da abolição dos antigos direitos feudais, e de um sistema de créditos financeiros bem desenvolvidos. Esses fatores favoreceram a expansão do comércio marítimo e a acumulação de capitais pela burguesia, que passou a investir tanto nas fábricas como na modernização da produção rural, até mesmo introduzindo máquinas agrícolas. O investimento no campo gerou maior produção de alimentos; houve, devido ao racionalismo iluminista, um avanço na medicina, que pôde combater algumas epidemias. Tudo isso acarretou o aumento da população, que, associado ao êxodo rural, levou à ampliação da oferta de mão de obra nas cidades, formando uma massa de trabalhadores que só tinham como meio de sobrevivência o trabalho na indústria, em troca de um salário miserável. O acúmulo de capitais e a exploração do trabalho colocaram a Inglaterra na dianteira da Revolução Industrial.
3 – Apesar do desenvolvimento da produção industrial, o artesanato ainda existe nos dias atuais. Dê exemplos de produtos artesanais.
R: Vocês podem dar vários exemplos, e só escolher. O tear manual, a profissão ainda existente de uma costureira, o alfaiate (roupa sob medida), etc.
RESOLUÇÃO DOS EXÉRCICIOS - PG. 280
1 – Quais as consequências sociais da Revolução Industrial com relação à situação do trabalhador nas primeiras fábricas?
R: O trabalhador foi submetido a um sistema de exploração de sua força de trabalho, que ele