Historia Computação
Computação
O computador (algo/alguém que computa) possui registros de aproximadamente 6 mil anos atrás.
Com-pu-tar
(latim computo, -are, calcular, contar)
•Fazer o cômputo de.
•Calcular; orçar.
•Contar.
Ábaco, a primeira calculadora da História
Povos antigos usavam o ábaco para cálculos do seu dia-a-dia, principalmente nas áreas do comercio e nas áreas de construções civis. É considerado a primeira máquina de calcular, pois usava um sistema simples, mas muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.
Seu primeiro registro é datado em
5500 a.c.
Em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para realizar multiplicações muito grandes. A régua que já possuía uma grande quantia de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente, uma espécie de ponteiro indicava o resultado desejado.
Em 1642, o matemático Frances
Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado a primeira calculadora mecânica, a maquina de Pascal. A idéia era que a máquina desenvolvesse as quatro operações básicas da matemática, o que não aconteceu na prática, pois ela era só capaz de somar e subtrair.
Em 1801, o costureiro Joseph Jacquard, desenvolveu um sistema programável. A industria de Joseph, atuava na área de desenhos de tecidos, vendo que isso levava muito tempo de trabalho manual, construiu a primeira maquina programável.
O
mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartão perfuráveis como sistema de entrada, onde perfurava o cartão com o desenho desejado e a maquina o reproduzia no tecido.
Máquina de Diferenças
Surgiu em 1822, com a proposta de calcular funções de várias naturezas
(trigonometria, logaritmos), de forma muito simples.
Lançado em 1837, aproveitava todos os conceitos do
Tear
Programável, como o uso dos cartões, instruções e comandos também poderiam ser