iluminismo
Mais tarde surgiram as ideias Iluministas, tendo como inspiração a própria Revolução Científica e suas constatações de um novo mundo. O Iluminismo buscava encontrar uma ruptura com tudo que era tradicional, ele questionava, procurava refletir, colocar tudo em dúvida. Buscava sempre o lado da razão para alcançar o melhor caminho. A ideologia iluminista é vista como uma ferramenta para a ascensão da classe burguesa.
Muitos autores condenam o iluminismo, pois veem nele uma possibilidade grande de manipulação, veem nele um artifício para impor “verdades absolutas” dando vantagens à um grupo específico, no caso a burguesia. Tal manipulação da verdade nos mostra o quanto a modernidade é iluminista. Atualmente nós podemos perceber uma certa pressão por inclusão social, podemos perceber uma racionalidade controladora disfarçada, a construção de discursos, sendo usado para manipular opiniões. Podemos então sentir a contradição na modernidade, mostra que são “irmãs”, só que em momentos distintos.
Bibliografia: http://www.historiamais.com/iluminismo.htm http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516502-iluminismo-e-igreja-catolica-artigo-de-giannino-piana http://kerllyherenio.blogspot.com.br/2011/05/artigo-cientifico-iluminismo-influencia.html http://www.webartigos.com/artigos/o-iluminismo-e-a-filosofia-iluminista/6165/ http://historiamaneco.blogspot.com.br/2009/06/iluminismo-revolucao-das-luzes.html