Iluminismo
Filósofos Iluministas:
Jean Jackes Rousseau - Foi o pensador mais radical de sua época com suas críticas a sociedade burguesa, em defesa das camadas populares e de uma sociedade baseada na justiça, na igualdade, e na soberania do povo.
Voltaire - Foi um filósofo Burguês defensor do despotismo esclarecido, promovia críticas dos privilégios do Clero e da Nobreza.
Barão de Montesquieu - Sua obra foi o espírito das leis, onde propunha a divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário.
Princípios do Iluminismo:
Crítica ao absolutismo
Acabar com a sociedade estamental
Crítica a postura da igreja católica
Defesa da não intervenção do estado na economia
Defesa de um sistema constitucional
LIBERALISMO ECONÔMICO
Antecedentes: Fisiocracia - No século XVIII, os economistas franceses Kuesnay Gurnay criaram a escola fisiocrata, que combatia as práticas mercantilistas e defendia o liberalismo econômico baseado no governo de natureza, no qual a agricultura com base na terra consistia na principal riqueza.
Conceito: Sistema econômico, emplantado à partir do século XVIII, com a ascensão da burguesia ao poder político que objetivava a não intervenção do estado na economia, livre oferta, a livre procura, enfim o “Leizze Faire, laizze passer”. (deixar fazer, deixar passar.)
Princípios:
- Existência de leis naturais em economia por exemplo a lei da oferta