Iluminismo e principais pensadores
E as influencias na sociedade.
No século 18, em que as filosofias do Iluminismo começaram a ter um efeito dramático, há um marco nos trabalhos de novos filósofos, como Immanuel Kant e Jean-Jacques Rousseau, que influenciam uma geração nova de pensadores Pressões para igualitarismo e mudanças rápidas e forçosas, culminaram em um período de revolução e turbulência que fariam com que a filosofia mudasse.
Produziu uma série de ideias anfitriãs e obras que tanto sistematizaram filosofias anteriores, Rousseau desafiaria a base política com a declaração "O Homem nasce livre, mas está por todos os cantos preso".
Voltaire é retratado como um dos maiores filósofos iluministas da história.
No Reino Unido que figuras como John Locke e Edward Gibbon dispõem da liberdade de expressão que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. Na política, vivemos ou almejamos uma democracia iluminista. O modelo de democracia que temos hoje é aquele advogado pelos filósofos iluministas. Nossa divisão de três poderes (executivo, legislativo e judiciário) foi ideia de Montesquieu. Os EUA são amplamente considerados a maior democracia do mundo, ou o iluminismo posto em prática.
Na economia prevalecem as ideias liberais, típicas do iluminismo. Ainda que fossemos marxistas, não ia fazer diferença, pois Marx era positivista.
Na esfera social prevalece a ideia de que todos são iguais.
Por fim, o homem não pode renunciar ao esclarecimento, já que é um direito sagrado da humanidade, sequer é aceitável um governo representativo no qual um governante decide sobre o esclarecimento de seu