Iluminação e mecanismos de registo fotográfico
Este relatório surge como um exercício de informação e análise das aulas práticas da unidade curricular de Métodos Fotográficos. Nesta aula criamos um esquema normalizado de iluminação para a fotografia de objectos bidimensionais e tridimensionais.
A fotografia é um método de registo utilizado como método de exame na Conservação e Restauro, e por isso, é importante criar um esquema de observação do objecto a fotografar.
Na acção prática de fotografar o objecto, devemos também ter em conta, uma componente teórica para compreender e porquê o fazer. Para isso, colocamos antes do registo fotográfico, algumas questões para melhor realizarmos essa tarefa, como, “o que fotografar?”, “que tipo de registo queremos fazer?”, “como vou fotografar?”, “como quero ver o objecto?” .
Estas ponderações compõem a primeira parte deste relatório antes do trabalho prático em aula.
Objectivos
Os objectivos que se pretende conseguir neste relatório na componente teórica, são conhecer a tipologia do objecto; a luz da sua natureza, características e interacção com os objectos; forma de ver o objecto, registo documental e a importância de normalização. Na componente prática os objectivos são saber construir um esquema de iluminação e apropriar a iluminação, para objecto bidimensional e outro para objecto tridimensional nos parâmetros de luz, posição, enquadramento, fundo e uso de reflectores ou não, assim como, saber avaliar o registo fotográfico resultante de ambos os exercícios práticos, no que toca aos parâmetros qualitativos de densidade e balanço de brancos.
Componente teórica:
A. O que vou fotografar?
O primeiro passo para se realizar uma fotografia é identificar o tema ou o alvo para ter em conta o que fotografar.
B. Que tipo de registo se quer fazer?
O segundo passo é trabalhar no sentido de construir um registo documental rigoroso e informativo, que registe as características do objecto e que nos permita substituir o objecto em