Ilha do tesolro

512 palavras 3 páginas
Radiográfia
Digital

As formas de aquisição de uma imagem radiográfica digital são duas:
Radiografia Digital – DR (do inglês: Digital Radiology) - Imagens adquiridas por aparelhos de raios-X que, ao invés de utilizar filmes radiográficos, possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétrico.
Radiografia Computadorizada – CR (do inglês Computerized Radiology) - Neste processo, utilizam-se os aparelhos de radiologia convencional (os mesmo utilizados para produzir filmes radiográficos), porém substituem-se os “chassis” com filmes radiológicos em seu interior por “chassis” com placas de fósforo.
As vantagens da Radiografia Digital é:

1- Facilidade de exibição da imagem Na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz.

2- Redução da dose de raios-X Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente.

3- Facilidade de processamento de imagem O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.

4- Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem Armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.

Custo-Benefício.
A Radiográfia digital, obviamente por ser uma tecnologia bem mais avançada, em comparação da convencional é um custo maior, mas se fomos comparar o custo-benefício das 2 concerteza iremos prefirir abrir mão de uma quantia maior para ter a Digital e uma facilidade muito maior, do que dobrar o trabalho com a

Relacionados