ILDEFONS CERDÀ
Biografia
Ildefonso Cerdà i Sunyer nasceu em
San Martí de Centelles, em 23 de dezembro de 1815. Foi um importante
Engenheiro, urbanista e político espanhol. Entre os anos de 1833-1835 seguiu os cursos de matemática , desenho e arquitetura em Barcelona.
Em 1835, trabalhou em diversos projetos de construção de estradas e dedicou-se ao estudo das cidades, principalmente aquelas que serão servidas pela sistema ferroviário.
Teoria Geral da Urbanização
Cerdá é o pioneiro no estudo do urbanismo moderno . Preocupado com o crescimento das cidades, em função das transformações sofridas pela sociedade moderna dos séculos XIX, Cerdà formula uma teoria sobre circulação e expansão das cidades, conhecida Teoria Geral da Urbanização sobre as ampliações das cidades espanholas. Cerdà comparava a cidade a uma máquina complexa, e os males que a atingiam, a vermes que corroem as vísceras da humanidade. Para ele somente uma urbanização perfeita extirparia o mal. Para realizá-la era preciso que a ciência andasse lado a lado com a técnica.
Fontes
Plano Cerdà: A Proposta e suas Características
Este é o principal e mais notório projeto de Cerdà .
O Plano para Barcelona foi colocado em prática e, essa é a primeira vez que aparece o termo ‘urbanização’. Barcelona estava então limitada pelas muralhas antigas, que uma vez a protegeram mas que agora impediam seu crescimento. Em 1854, o governo decide oficialmente derrubar as muralhas, o que abre caminho para realização de um novo plano para a cidade
Cerdá propõe o plano de expansão onde defende a ideia de projetar ao máximo os limites da cidade.
A casa é o ponto de partida do raciocínio de Cerdà considerando a moradia como suporte fundamental da qualidade de vida.
As habitações planejadas por Cerdà tinham como características: a privacidade do indivíduo no lar, com condições dignas de vida, o higienismo (sol, vento, ar, luz natural), que deveriam estar