PDC FERRAMENTAS
Bernardo F. E. Lins
Resumo
A abordagem sistematizada de problemas é um dos aspectos mais importantes de um programa da qualidade. Diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o profissional a compreender os problemas que ocorrem em seu dia-a-dia e a encontrar soluções adequadas para os mesmos. O texto apresenta algumas dessas ferramentas, denominadas ferramentas básicas da qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas. São o fluxograma, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o gráfico de tendência, o histograma, a carta de controle e o gráfico de dispersão. Apresenta, também, algumas ferramentas auxiliares, que complementam as ferramentas básicas ou que servem para apoiar a sua utilização: o brainstorming, a técnica nominal de grupo, os diagramas de apresentação, a análise de forças de campo, o checklist e a análise de capacidade de processos. Discute, finalmente, algumas formas de utilizar tais ferramentas em conjunto.
Palavras-chave
Análise e solução de problemas; ferramentas da qualidade; qualidade.
INTRODUÇÃO
Um dos objetivos básicos da cultura da qualidade é educar o profissional a confiar menos no feeling e a trabalhar preferencialmente com dados. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, essa postura não reprime a criatividade, mas a desenvolve. Dispor de informações reais sobre o que está ocorrendo modifica a forma de atacar os problemas: em lugar de buscarmos soluções por "tentativa e erro", podemos analisar a questão de forma sistemática e projetar uma solução.
Trabalhar com dados, por outro lado, é um desafio: como coleta-los? Como organizalos? Como usa-los? As ferramentas apresentadas a seguir resolvem, na maior parte dos casos, essas questões. São quase todas muito simples, de fácil utilização.
Para fins didáticos, as ferramentas apresentadas foram divididas em dois grupos. O primeiro inclui as