IIExerc Cio
961 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
Departamento de Engenharia de Minas
II Exercício de Hidrogeologia
Prof.: Geilson Demetrio
Aluno.: Alexandre J. M. Baltar Filho
Recife,
Abril de 2013
1) Método de Theis
Tal método é utilizado para obter os parâmetros de aquíferos onde se admite a hipótese de que sejam confinados não-drenantes e estejam em regime transitório. Essa obtenção dos parâmetros hidrodinâmicos de um aquífero como esse, devemos inicialmente realizar um teste de aquífero (com no mínimo um poço de observação) e ajustar a curva do gráfico bilog rebaixamento (s) x tempo (t), obtido com os dados do campo, com a curva padrão bilog W(u) x 1/u, obtida através da série de Theis.
Para os a situação da questão, foram obtidos os seguintes valores: Espessura do aquífero de 150 metros e Vazão de 45 m³/h, o poço de observação distando 20 metros do poço de bombeamento:
Tabela 1 – Valores obtidos para 300m
Para tal situação da questão, foram obtidos os seguintes valores: Espessura do aquífero de 150 metros e Vazão de 45 m³/h, o poço de observação distando 300 metros do poço de bombeamento:
Tabela 2 – Valores obtidos para 300m
Figura 01 - Sobreposição de curvas para o poço de observação a 20m
Figura 02 - Sobreposição de curvas para o poço de observação a 300m
2) Método de Cooper-Jacob
Para utilização desse método devemos realizar um teste de aquífero com pelo menos um poço de acompanhamento, construindo em seguida a curva de campo s x log(t), calculando o Δs para um ciclo logarítmico e calculando a transmissividade. Após tal passo, a reta obtida deve ser prolongada até a interseção com o eixo das abcissas (s = 0) onde encontraremos um valor t0, possibilitando assim que o coeficiente de armazenamento (S) e a condutividade hidráulica (K) sejam estimados. Para tais dados e distâncias estipuladas, foram obtidos os seguintes valores:
Tabela 3 – Valores