II Reis 5
O General Naamã andava com vestes finas. Provavelmente estaria fardado visto que levava cartas do rei e deveria se apresentar oficialmente (II Reis 5.6). O que ninguém sabia era que embaixo daquela suntuosidade toda havia o mau cheiro das feridas da lepra.
A princípio, o general Naamã não entendeu o propósito de Deus e depois quando aceitou obedecer, entregou-se por inteiro dispondo-se a servir ao Senhor. A cada mergulho na água, sua mente refletia e sua vida era lavada por Deus.
Vamos comparar os sete banhos que Naamã teve que passar com os momentos que passou, comparando com um processo de mudança em sua vida em sete etapas:
1º banho - RENÚNCIA: “homem... de muito conceito... porém leproso” v.1
A vida de Naamã era muito ocupada, cheio de cerimônias e compromissos sociais. Todos o respeitavam por onde fosse. Era reconhecido por suas vitórias. Mas no fundo, debaixo daquele luxo todo haviam feridas dolorosas.
Para entrar na água Naamã teve que assumir sua condição de miséria e enfermidade. Abriu mão de sua pose para expor sua necessidade.
Muitas pessoas estão como Naamã, demonstrando-se bem exteriormente, mas cheios de feridas por dentro. Para ser curado é preciso primeiro renunciar a aparência externa e mostrar sua verdadeira condição de carência. Como um paciente que não tem vergonha de mostrar suas feridas para o médico para ser tratado.
Você está disposto a fazer renuncias para ser curado?
Mostre suas feridas para o Médico Jesus e ele te curará! 2º banho - FÉ: “assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel” v.4
Havia uma menina na casa de Naamã que sabendo de sua necessidade, contou sobre as curas realizadas pelo profeta