Efeito Estufa
A energia recebida pelo sol tem espectro de frequência diferente daquela emitida pela superfície terrestre. Os gases estufa são largamente transparentes à luz solar visível e obstruem o infravermelho da Terra, retendo energia em nosso planeta.
A ciência que explica este fenômeno remonta ao século XIX, iniciado por John Tyndall e quantificado mais tarde por Svante Arrhenius. Os princípios essenciais são incontroversos, como as propriedades ópticas dos gases estufa e a consequente retenção de calor no sistema climático terrestre, causando o aquecimento global. Todavia, os fortes interesses econômicos afetados por eventual limitação na queima de combustíveis fósseis estimula uma controvérsia fabricada, em que 78% dos artigos da mídia não especializada buscam dar igual espaço à ciência e aos "céticos"3 . Por outro lado, na literatura científica, onde leitores e editores compreendem e exigem evidências que corroborem as afirmações presentes em seus artigos, apenas 2% sustentam algum tipo de dúvida a respeito da realidade do aquecimento recente ou sua gravidade4 .
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais densa a camada de gases estufa existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento