II 013
Goiânia/GO – 19 a 22/11/2012
GERENCIAMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICO EM UMA
AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Roberta Daniela da Silva Santos
Universidade Federal do Vale do São Francisco, graduanda do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes – Saneamento Ambiental.
Jordania de Cássia de Araújo Costa, Marcello Henryque Costa de Souza, Simone do Nascimento Luz
Email: roberta_dani30@hotmail.com
RESUMO
O uso de agrotóxicos tornou-se frequente e indispensável no nosso país, com isso, um enorme volume de embalagens vazias começou a acumular-se nas propriedades rurais e criar problemas quanto a sua má disposição. No gerenciamento das embalagens vazias devem-se identificar as formas de manuseio e acondicionamento, pois o manuseio inadequado dos resíduos de agrotóxicos podem causar sérios danos ao meio ambiente. A Empresa Agrovale possui uma área irrigada de aproximadamente 16.000 ha, demandando uma grande quantidade de agrotóxico para garantir uma alta produtividade. Nesse contexto o presente trabalho objetiva levantar a quantidade de embalagens de agrotóxicos geradas na Agrovale e também verificar se estes resíduos estariam sendo destinados adequadamente de acordo com as legislações específicas. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica em relação ao tema e um estudo de caso nessa agroindústria. A implantação do gerenciamento dos resíduos é um processo lento e que envolve todos os setores da empresa, sendo necessária a conscientização tanto da alta administração como de todos os demais funcionários.
PALAVRAS-CHAVE: Embalagens, Agrotóxicos, Gerenciamento.
INTRODUÇÃO
Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Os agrotóxicos podem ser: pesticidas ou praguicidas (combatem insetos em geral),