Iguana
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Género: Iguana
Espécie: Iguanidae iguana
É característica de zonas tropicais, como o norte do Brasil e centro do México, mas por ser dos animais mais criados em cativeiro é fácil encontrar uma, praticamente, em qualquer loja de animais. A iguana é um animal meigo e que gosta de mimo, mas requer um convívio diário para se ir habituando ao dono.
Características Tempo médio de vida: 15 a 20 anos
Tamanho: Fêmeas – 150cm; Machos – 200 cm
Preço: Variável (20-30€)
Sexagem: É difícil dizer se a iguana é macho ou fêmea, com cerca de 1 ano começam-se a ver bolas/poros nas patas em que nos machos são maiores que nas fêmeas e é isso que os distingue. A maturidade dá-se por volta dos 4 anos.
Alimentação São animais herbívoros e não comem qualquer tipo de proteína animal. A comida deve ser dada fresca, todos os dias. Normalmente dá-se comida de manhã e tira-se à noite. Esta deve ser constituída por 60% de verduras, 30% de legumes e 10% de fruta, sempre variada e com os suplementos vitamínicos necessários. Existem rações próprias à venda mas estas não devem ser a base da alimentação. Deve existir um pote com água limpa e fresca.
Terrário Tamanho mínimo em metros (Comprimento, Largura, Altura): Iguana Jovem: 1.20 x 0.60 x 0.90 Iguana Sub-Adulta: 2.0 x 1.0 x1.5 Iguana Adulta: 3.0 x 2.0 x 2.5 Substrato: Deve ser aderente e rugoso, como por exemplo o bark (substrato de cascas), devido à dificuldade do animal em andar em sítios muito lisos por terem garras. Aquecimento: Como são um animal de sangue frio necessitam de uma fonte de calor para manter a temperatura do seu corpo. No habitat natural encontram-se em copas de árvores para receber o calor do sol. Em cativeiro as melhores fontes de calor são as lâmpadas de aquecimento, o casquilho para estas deve ser em cerâmica para que não derreta com o calor. Lâmpadas UVB/UVA: Para