Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua é o paradigma do presente e do futuro
Especialização: Formação de professores
TRABALHO DA DISCIPLINA:
AICL – APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO E LÍNGUA
Lindinara Conceição Souza
2012-02LCSouza_AICL.doc
lind.narasouza@gmail.com
Prof. Viviane Sartori
SALVADOR – BAHIA
2013
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua é o paradigma do presente e do futuro
Nos últimos tempos, em varias partes do mundo, acontecem apreciáveis atividades convergentes para a aprendizagem, por parte dos seus habitantes, de uma ou mais línguas, além do idioma pátrio. Esta iniciativa fomentou a ampliação dos estudos sobre o tema do ensino bilíngue, tornando-o altamente prevalecente no debate pedagógico.
Na década de 90, teve início o assentamento da concepção de AICL –Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas.
Marsh (2002) define AICL assim:
Entende-se por Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas Estrangeiras (AICLE) qualquer contexto educativo de duplo foco, no qual uma língua adicional, portanto, não a língua principal dos estudantes envolvidos, utiliza-se como meio de ensino e aprendizagem de conteúdos não linguísticos. É de duplo foco porque, ainda que a atenção esteja disposta predominantemente ou aos conteúdos específicos das disciplinas ou aos conteúdos linguísticos, ambos sempre são levados em consideração.
No contexto contemporâneo, multilíngue e pluricultural, onde globalização é a palavra de ordem, e quando é inadiável a ideia de brindar os indivíduos com um ensino baseado em competências linguísticas nas línguas estrangeiras, a proposta do AICL – Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua encarrega-se do desenvolvimento de eminentes potencialidades de futuro.
A eficácia desta estratégia metodológica de aprendizagem demonstrou, no final do século passado, em muitos países e mais precisamente em países do continente europeu, uma vasta difusão de práticas educativas exitosas em diferentes níveis acadêmicos,