IGREJAS
O termo ecclesias, cuja origem deriva de um vocábulo grego que significa “ assembleia”, permite fazer referência ao templo cristão. Trata-se da edificação onde tem lugar serviços religiosos públicos e são representados imagens ou relíquias adoradas ou veneradas pelos fiéis, a igreja costuma ser denominada como “ a casa de deus “ já que apesar de este ser omnipresente, e nos templos que a comunidade cristã se reúne para rezar e participar em rituais como a missa. Abadia, Basília, catedral, capela, convento, mosteiro e paróquias são diferentes noções associadas aos tipos de igreja ou templo.
Em sociologia, igreja e um grupo religioso organizado e institucionalizado, e uma sociedade cujos membros representam da mesma maneira o mundo sagrado e suas relações com o mundo profano. Como grupo, uma igreja abrange uma comunidade dos que creem e geralmente um corpo de sacerdotes, hierarquizado ou não. Como instituição a igreja representa um sistema de preceitos dogmáticos, ritos e crenças.
Referência histórica
Segundo o arqueólogo Abdul Qader Al-Hussan, chefe do centro de estudos arqueológicos ribab, da jordania, esta imagem corresponde a primeira igreja do mundo datada de 33 a 70 DC.
Segundo o Hassan, fontes históricas sugerem que os 70 cristãos “ primitivos” viviam e praticavam sua fé na igreja subterrânea e so saíram quando os governadores abraçaram o cristianismo.
Referencia a legislação
Segundo o artigo 12 da constituição da república, Moçambique e um estado laico, o que faz a separação entre o estado e as confissões religiosas, porem estas confissões são livres na sua organização e no exercício das suas funções e de culto, mas devem conformarem-se com as leis.
Então a construção das igrejas em moçambique devem submeter-se a lei de construção em vigor nos pais.
Standards internacionais
As igrejas obedecem a vários tipos de arquitetura podendo ser:
Arquitetura do pré- historia.
Neolítica/rupestre
Arquitetura antiga
Egípcia/clássica/grega/romana
Arquitetura da