Igrejas Neoclassicas
Neoclássicas
Igreja de
La Madeleine
A Igreja de La Madeleine esta situada perto da
Praça de Concórdia, em Paris, na França.
A construção começou próxima do ano
1764 por Contant d´Ivry, sendo logo refeita com planos de Guillaume
Couture (1777).
O elemento de maior destaque dessa igreja se encontra em sua parte externa: 52 colunas coríntias maciças de 20 metros de altura.
O edifício possui 18 metros de comprimento, 43 metros de largura e
30,5 metros de altura. Na parte interna, se encontra uma nave com três cúpulas, decorada em estilo renascentista.
Destaca-se também pelo seu frontão, representando o Juízo Final e suas portas de bronze com relevos representando os Dez
Mandamentos.
A igreja tem um órgão de tubos célebres, construído por Aristide Cavaille-Coll (18111899), que é considerado um dos melhores de Paris.
O célebre músico francês Camille
Saint
Saens trabalhou nela como organista entre 1858 e
1877.
Igreja de Santa
Genoveva
Igreja de Nossa Senhora da
Candelária
Três períodos de obras podem ser definidos por suas diferentes características: um barroco, visível no corpo frontal, na fachada e nas torres sineiras; um neoclássico, na cúpula semi esférica apoiada no tambor de base poligonal e no interior das naves e do transepto; e um eclético, nos corredores que ladeiam as naves.
A fachada possui dois pavimentos, definidos pelas cimalhas robustas que percorrem toda a sua extensão e que são divididas, nos dois pisos, por pilastras dobradas que entalam os vãos de portas e janelas. O corpo central da fachada é ladeado pelas torres sineiras que, nos topos, têm bulbos com contornos caprichosos revestidos de azulejo.
No teto da nave há seis painéis que contam a história inicial da
Igreja da Candelária, desde a viagem dos fundadores até a primeira sagração, enquanto que na cúpula as pinturas representam a
Virgem, as virtudes