IGP-M E SUA VIDA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
MARIANA
JOÃO
ANOTNIO
CONTABILIDADE DE CUSTO
AGOSTO DE 2013
ITAJUBÁ - MG
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar e pesquisar os CONCEITOS APLICADOS À CONTABILIDADE DE CUSTOS que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações.
GASTOS
Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Sendo o seu conceito todo o dispêndio financeiro para a obtenção de produtos ou serviços. Gastos são todos os sacrifícios para aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa.
Exemplos: aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc.
CUSTOS
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial. Um exemplo de custo é a compra de máquinas e matérias primas para a produção de um bem.
Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
DESPESAS
As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.
Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
Exemplo de aplicação:
Gasto com propaganda e