Igbt
O nome IGBT, é uma sigla de origem na Língua Inglesa e significa Insulated Gate Bipolar Transistor ou, em Português Transistor Bipolar de Porta Isolada. O IGBT é um semicondutor de potência que alia as características de chaveamento dos transistores bipolares com a alta impedância dos MOSFETs apresentando baixa tensão de saturação e alta capacidade de corrente. O IGBT destaca-se por possuir alta eficiência e rápido chaveamento. Atualmente é muito utilizado em equipamentos modernos como carros elétricos ou híbridos, trens, aparelhos de ar condicionado e fontes chaveadas de alta potência. Devido a seu projeto que permite rápido chaveamento (liga/desliga), encontra aplicação também em amplificadores e geradores que necessitam sintetizar formas de onda complexa através de PWM e filtros passa-baixa.
Introdução
O inversor de freqüência tem como função modificar a freqüência de sua rede elétrica (originalmente 60hz). Isso é preciso, pois é o melhor e mais eficiente para se controlar a velocidade de um motor eletromecânico que tem seu funcionamento relacionado com a freqüência da rede onde ele está ligado. Logo com isso para que motor o funcione com maior rapidez aumenta-se a freqüência, para diminuir a velocidade do motor se reduz a frequência. Essa modificação na freqüência é feita com o Inversor de Freqüência.
O Inversor de Freqüência é um equipamento eletrônico de potencia, ou seja, ele é controlado e "chaveado" eletronicamente, mas é voltado para uma aplicação de potencia no caso acima citado, um motor elétrico.
Os elementos eletrônicos, se comparados com os elementos eletromecânicos são de baixa potencia, e um chaveamento eletrônico comum, não terá a mesma potência requerida pelo motor elétrico, logo não funcionaria ou não valeria a pena o custo final.
A resolução desse problema é o SCR, um precursor dos componentes eletrônicos para potencia daí surgiram os primeiros Inversores de freqüência. Mais a frente, surgiram outros componentes,