ifal
Aluno: Jonh Lennon Ferreira dos Santos
Resumo
Após estudar e analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Denilma Bulhões, sendo a mesma citada anterior a que eu trabalho e vendo a importância de uma gestão democrática, percebemos que trabalhar coletivamente, apesar de ser muito mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa sempre fácil de ver. Mas, é pela ação coletiva que a escola se fortalece e se une cada vez mais, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico condizente às demandas da sociedade.
Nesse contexto, a escola precisa preocupar-se em atender às necessidades específicas do meio no qual a mesma está inserida, planejando seu trabalho a médio e a longo prazo, com a finalidade de construir sua “identidade própria”, “uma cara própria”. – Essa identidade tem um nome próprio: Projeto Político Pedagógico que no qual se apresenta através da sua construção. Sabemos que nenhum Projeto Político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Assim após fazer um leitura minuciosa do PPP da Escola foi notado algumas ações que serão citadas a seguir, que demostra o interesse da gestão para um ensino de qualidade.
Diagnosticar as dificuldades pelas diferenças individuais;
Realizar paradas pedagógicas para fundamentação teórica dos docentes da Educação Básica;
Elevar o desempenho acadêmico dos alunos mediante suas competências e habilidades;
Desenvolver atividades educativas e culturais diversificadas, de acordo com as peculiaridades da escola e níveis de aprendizagem, previamente diagnosticadas;
Criar condições para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, resgatando uma boa relação interpessoal e comunitária;
Acompanhar, sistematicamente o processo de ensino-aprendizagem entre educador e educando;
Assegurar a participação dos pais e da comunidade escolar