If clauses-second conditional
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 6ª série
Tema: Contos Juvenis
Quantidade de Aulas: 100 minutos
1. JUSTIFICATIVAS
Existe grande quantidade de alunos que demonstram explicitamente a dificuldade em expressar e organizar essas suas expressões na escrita. Além da escrita, ao chegarem ao Ensino Médio, demonstram dificuldades maior do que esperado em cooperar em diálogo com a leitura de um texto, isto é, dificuldade para interpretações de texto.
Aprender como se é estruturado um conto, ou qualquer outro gênero textual, é também aprender a ter domínio e menos dificuldades para interpretá-lo. Se partirmos como é importante o clímax de uma narrativa para uma história, o aluno desenvolverá a capacidade autônoma de perceber como é dada a solução dos problemas de alguma história independentemente, sem se precisar esforçar tanto fazendo releituras. Dessa maneira, o aluno compreenderá a importância das etapas de coesão textual que um texto deve seguir para ser coerente.
No último ano de Ensino Médio, é possível perceber uma grande gama de alunos escrevendo textos que não fazem sentido o desfecho que a história tem em relação com outras etapas estruturais, assim como o clímax, por conseguinte, muitas vezes, não construindo um texto de acordo com a verossimilhança.
2. OBJETIVOS
Primeiramente, é objetivado ampliar o repertório literário dos alunos e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de escrita. Para isso, observarão aspectos de planejamento de um texto organizando e separando as suas ideias principais. Produzirão um texto passando-o para a escrita em etapas da estrutura que se pede o gênero, e, enfim, uma revisão cautelosa e reflexiva acerca de sua produção textual.
2
Identificar as características discursivas dos contos. Para isto, fazer uma pequena amostra e perguntas diretas aos alunos sobre o que difere um conto apresentado a eles de um texto de outro gênero, como por exemplo, jornalístico ou científico. É esperado