Idéias principais “paidéia”
Na Grécia começou a “História da Educação” são os gregos quem pela 1º vez, coloca a educação como problema.
As idéias educativas da Paidéia que vão ser desenvolvido no século V. a.C, se baseiam em práticas educativas muito anteriores.
ARETE: Atributo próprio de nobreza, um conjunto de qualidades físicas espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloqüência, a capacidade persuasão, numa palavra, a herocidade.
Kaloskagathia: Os atributos que o homem deve procurar realizar são a beleza e a bondade.
Para alcançar este ideal é proposto um programa educativo que implica dois elementos fundamentais: a ginástica para desenvolvimento do corpo,e a música para o desenvolvimento da alma.
Paidéia: A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.
É então que o ideal educativo grego apareceu como Paidéia, formação geral que tem por tarefa construir o homem.
Como Homem e como cidadão Platão define Paidéia da seguinte forma a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é que dó ao homem o desejo e a ância de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento.
Como diz Jaeger (1995) os gregos deram o nome de Paidéia a todas as formas e criações espirituais e ao tesouro completo da sua tradição.
Para traduzir o termo Paidéia não se possa evitar o emprego de expressão moderna como civilização, tradição, literatura ou educação.
A Paidéia, vem por isso a significar cultura entendido no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós.
A educação antiga
A educação antiga não era um sistema desenvolvido nem originalmente defendido.
Em geral, ate os sete anos, as crianças eram educadas no gineceu, na companhia da mãe e das outras mulheres da casa. Depois dessa idade, as raparigas continuarem em casa, onde aprendiam os trabalhos domésticos e música.
Para os rapazes, entre os 7