Idependencia das américas Espanhola e Haiti

1152 palavras 5 páginas
Elites coloniais X metrópole O sistema colonial apresentava , como pratica básica ,a exploração das Riquezas coloniais em benefícios do governo e comerciantes metropolitanos . Depois do primeiro século de colonização, porém , esse modelo começou a ser contestado por vários colonos , que entraram e conflito com as autoridades que impunham as determinações das metrópoles.
° As Raízes dos conflitos encontravam-se nas contradições internas do próprio sistema colonial:
- Para continuar explorando as riquezas da colônia , o governo metropolitano precisava incentivar certo crescimento da economia colonial .
-Ao fazer isso , porem , os colonos acabavam adquirindo mais poder socioeconômico para lutar por seus interesses contra a exploração efetuada pela metrópole .
Capitalismo Industrial X mercantilimo Além das condições especificas que motivaram as diversas revoltas coloniais, historiadores como FERNANDO NOVAIS e CARLOS GUILHERME MOTA, destaca outro fator básico que contribui para essa crise : O choque entre as características do colonialismo mercantilista e as práticas econômicas do capitalismo industrial do século XIX .
Necessidade de Mercados livres Sabemos que países como Espanha e Portugal impunham as suas colônias na America o monopólio comercial. No caso das colônias espanholas os comércios eram exclusividade da coroa controlado por um órgão governamental conhecido como casa de contratação, criado em 1503. Qualquer mercadoria vinda de outro país deveria ser adquirida por comerciantes autorizados pelo governo espanhol , taxada, e só então embarcada para as colônias da America . Essas restrições eram desfavoráveis , portanto aos interesses dos industriais euroupeus (na qual se destacavam os ingleses ) , desejavam vender seus produtos diretamente aos mercados consumidores .
Crítica do mercado escravo As mudanças provocadas pelos industrialismo moderno, aliadas ao pensamento liberal do iluminismo, também

Relacionados

  • Independências na América Latina
    880 palavras | 4 páginas
  • Sem T Tulo 2
    1392 palavras | 6 páginas
  • Nafta e Caribe
    21572 palavras | 87 páginas
  • Revoluções Burguesas
    11230 palavras | 45 páginas