Idep e sucesso escolar
Este texto trata-se de um estudo realizado em duas escolas públicas, na cidade de Ji-Paraná, Rondônia. A escola Ruth Rocha (CMEIEF) e escola Jandinei Cella (EMEIEF) sendo elas as que proporcionaram um dos índices melhores no IDEB. Avaliação realizada em 2011 nas escolas públicas. O objetivo foi investigar os fatores que foram importantes para que essas escolas atingissem esse índice.
Tendo como base para a elaboração do trabalho a abordagem qualitativa. E foram analisadas as respostas dos questionários que tiveram como sujeitos a equipe pedagógica de cada escola.
Informando que esta pesquisa se deu na cidade de Ji-Paraná pois estava trabalhando e residindo em Ji-Paraná e apenas estudando em Jarú por esta a serviço de meu trabalho, no qual me encontrei por 50 dias na cidade citada acima.
DESENVOLVIMENTO
O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar. O Ideb é o resultado do produto entre o desempenho e rendimento escolar. Possibilitando acompanhar a evolução das unidades escolares e redes de ensino para contribuir com os gestores escolares sobre a realidade de cada escola e, conseqüentemente, aperfeiçoar a aplicação de recursos nas áreas prioritárias, tendo como horizonte a construção da qualidade da educação.
Partindo do pressuposto de uma educação de qualidade o município de Ji-Paraná tem sido motivo de orgulho para a população nos últimos três anos, tudo isto é resultado da gestão do Secretário de educação do município. Com um trabalho voltado para a capacitação das equipes docentes e discentes. Tendo os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superado todas as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Em 2009, o MEC estabeleceu a meta de 4,6, porém Ji-Paraná atingiu 4,8. Para 2011 não poderia ser diferente, o Ideb atingiu 5,2 quando a meta do MEC foi