Identificação dos valores centrais
Os valores que serão abordados na exposição tem por base a semiótica e os movimentos artísticos aplicados ao design, para tal serão utilizados os 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
Visando chamar a atenção do público Paragominense, mais especificadamente os universitários, a fim de despertar o interesse dos mesmos para a importância das exposições de artes.
CONSTRUINDO UM PERSONAGEM
Rodoaldo Silva
Estudante calouro da UEPA de Paragominas, do curso de design. Não costuma freqüentar exposições artísticas ou apresentações culturais. É acostumado a sair para bares e festas (brega e sertanejo) com os amigos, pois estuda e é sustentado pelos pais para estudar em outra cidade. Ele acredita que as exposições artísticas são tediosas, incompreensíveis e monótonas e por esse motivo ele não freqüenta esses locais.
ENCONTRANDO UMA VOZ VISUAL
Nesta etapa utilizamos a ferramenta “brainstorming”, e das palavras que foram geradas, utilizamos quatro como idéias chave para a formulação do painel semântico: * Interatividade. * Fácil compreensão. * Emoção. * Cheiros conhecidos.
ASSOCIAÇÕES NAS CLASSES SÍGNICAS
Na exposição “Design para todos os sentidos” apresentada pelas turmas 2011 e 2012 de Design da UEPA - Campus VI Paragominas. Este grupo trabalhou especificamente o olfato aplicado a semiótica peirciana fazendo uma relação direta com o impressionismo tendo a natureza morta como foco.
Para isso foram apresentados alguns quadros impressionistas: * Mulheres no Jardim - Monet * Roupa Estendida - Elizeu Visconte * Os Girassóis - Van Gogh * Natureza Morta com Cavalas - Van Gogh
A partir desses quadros alguns signos principais foram extraídos e reproduzidos de formas diversas para que houvesse uma interação atreves do olfato, entre o visitante e as próprias obras.
Com os quadros “Mulheres no Jardim” e “Roupa Estendida” foi utilizada a árvore como símbolo principal,