identificação de defeitos na pavimentação
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
IDENTIFICAÇÃO DE DEFEITOS NA PAVIMENTAÇÃO
CURSO: Engenharia Civil Professora: Gisele Custódio
Turma: ENC4BN-RJB
Cleber Messias, Juliana Mauricio Fernandes, Leydiane Queiroz, Renata Lúcia Carvalho
Resumo
Identificar os defeitos, causas e soluções técnicas, que podem ocorrer em uma pavimentação, identificando os defeitos através de fotografia e pesquisa em campo.
Identificação de defeitos na pavimentação
De acordo com a NBR 7207/82 (ABNT), pode-se definir o pavimento como uma estrutura cuja execução é feita sob a etapa final terraplenagem, onde suas principais funções são: resistir e distribuir os esforços verticais produzidos pelo Tráfego de rolamentos nos quesitos comodidade e segurança e resistir aos esforços horizontais que nele atuam tornando mais durável a superfície. Durante o tempo da utilização, o pavimento pode sofrer deformações em sua estrutura devido a inúmeros fatores, mas os principais são a deficiência de projeto ou execução e manutenção preventiva e permanente, podendo levar ao surgimento de defeitos ou patologias.
“Quando um pavimento compromete a segurança e conforto dos usuários, ou quando a sua estrutura está sobremodo ameaçada, é imprescindível algum tipo de reparo ou de reabilitação para que ele volte a ser seguro, eficaz e de rolamento suave” (DOMINGUES, 1993).
Classificação dos Pavimentos
De forma generalizada, podemos classificar os pavimentos em Flexíveis, Rígidos e semirrígidos. Os pavimentos flexíveis possuem na sua constituição revestimentos asfálticos (betuminosos) executado sobre camadas granulares ou acima de camada de solo estabilizado granulometricamente. Os pavimentos rígidos constituem-se em placas de concreto (cimento Portland) que podem ser armadas ou não, apoiadas sobre camadas granulares. As placas é absorvem as tensões vindas do carregamento aplicado na estrutura, pois possuem uma elevada rigidez em relação às