Identificar as razões do surgimento das abordagens humanísticas, neoclássicas.
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teoria da administração
Profª Renata Pereira Assumpção
Identificar as razões do surgimento das abordagens Humanísticas, neoclássicas.
Bruno Capela –4236828320
Daniela M. Forester –3715667620
Francielle Barreiros –4200080361
Guilherme Delfino –3726705364
Juliana Vitorio – 4201771461
Vinicius Guthia –4243844015
São Jose, 02 de Outubro de 2012.
Abordagens Humanística e Neoclássicas.
Com a revolução industrial houve um novo surto de progresso com a vinda da energia elétrica e o uso de combustíveis de petróleo onde permitiu o funcionamento de grandes organizações, a necessidade de métodos que aumentassem a produtividade e economizassem a mão-de-obra evitando desperdícios, assim como (CHIAVENATO, 2004, p. 43) “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.” Foi a partir do pressuposto que o operacional de Taylor, com ênfase nas tarefas, e o administrativo de Fayol com ênfase na estrutura organizacional inicia-se a abordagem clássica da administração.
Frederick Taylor buscava o aumento da produção e após analise do sistema de produção com base nos empregados viu que cada funcionário poderia produzir mais do que era feito, através de um método racional com relação as práticas tradicionais, levando o nome de Administração Cientifica. É através do estudo de tempo, e padrões de produção, supervisão funcional, padronização de maquinas, ferramentas, instrumentos entre outro instrumentos como a racionalização, divisão das tarefas e detalhá-las para garantir a eficiência produtiva na aplicação da administração cientifica.
Henry Ford fundou em 1863 a Ford Motor Company, criou um novo modelo de operações baseado na tradição Taylorista. Em que cada operário faz a mesma função (gesto) sempre repetindo durante sua jornada, em vez de fazer um veiculo inteiro assim não necessitava de um especialista em mecânica. Ford