Identificando Oportunidades Parte 2
A internet é um celeiro de oportunidades jamais visto na história da humanidade, na segunda metade da década de 1990 até 11 de março de 2000, ficou conhecido como o estouro da bolha das empresas pontocom (empresas baseadas na internet) na Nasdaq (bolsa de valores de empresas de tecnologia nos EUA). Seu impacto e as conseqüências para o empreendedorismo da nova economia permanecerão por muitos anos. No auge das pontocom (1999-2000), o sonho de milhares de jovens era se aposentar com 30 anos de idade, ganhando muito dinheiro e curtir a vida e isso tudo foi motivado pelos constantes “casos de sucesso” de jovens empreendedores americanos.
A valorização das empresas pontocom, por conseqüência, nos demais mercados mundiais mostrou-se insustentável e a bolha estourou, muitas empresas baseadas na internet começaram a falir tanto nos EUA, Europa e também no Brasil.
Essa fase inicial foi boa, pois mostrou que qualquer negócio, por mais promissor que pareça o mercado, deve ser criado de forma planejada, com crescimento adequado e, principalmente, com empreendedores apaixonados pelo que fazem.
Um modelo de negócio descreve basicamente como a empresta gerará receita e quais os custos e investimentos necessários. Modelos de negócios mais observados na internet e que tem consolidado nos últimos anos:
1. Intermediação de Negócios.
2. Comercialização de Propaganda.
3. Mercado Virtual
4. Empresarial
5. Comunidades
A comercialização de propaganda é geralmente feita pelos portais horizontais ou especializados. É uma extensão de modelo tradicional de propaganda e foi um dos primeiros modelos a se consolidar na internet.
Geralmente em grandes sites de conteúdo, existem grandes empresas de comunicação, que já geravam este conteúdo em outras mídias.
São empresas existentes no mundo real que passam a expor e comercializar seus produtos na Web, uma das grandes vantagens deste tipo de modelo é que um pequeno investimento pode reduzir custos ou