IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCA O INFANTIL
A educação infantil é a mais importante das etapas de ensino, pois é nessa etapa que as bases do ser humano começam a se estruturar. É por isso que a criança necessita demais cuidados e de atenção que a faça sentir acolhida, segura e pertencente a um grupo social com qual aprende brincar, interagir e desenvolver.
Uma vez conquistado espaço que lhe é de direito- da educação da primeira infância, o atendimento a essa criança tem que ser com qualidade, pois viemos de processo histórico com métodos sistematizados, que não possibilitava um desenvolvimento pleno da criança. Dai que entra um novo olhar sobre o sujeito criança e o papel do profissional.
É necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as vivencias da criança ambiente, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças, mas, porém é preciso ter conhecimento que a criança traz consigo uma pré-história construída a partir de sua vivencias no ambiente familiar e sociocultural, para formular sua proposta pedagógicas.
Entendemos que a brincadeira deve ser a principal atividade pedagógica encontrando pela ludicidade momentos de encontro com sigo e com o outro, momentos de fantasias e de realidade, tendo trocas de conhecimento da criança com o professor e do mesmo com a criança.
O desenvolvimento da imaginação é fundamental para a criatividade, é resultado da observação de vivências e experiências. Freire (1997, p.46) explica que: