Ideal de classe (capitalismo)
Em todos os países capitalistas, a sociedade é divida em diversas classes sociais, e a grande maior parte dos meios de produção, é uma propriedade privada, ou seja, pertence a empresas particulares . Na produção das mercadorias e a geração dos serviços, destinam-se ao mercado, á comercialização dos seus produtos.
O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade, dentro dele estão as duas classes em que mais são faladas e importantes também: a dos proprietários e proletários. Os proprietários são aqueles cujo tem uma renda maior, tem uma classe mais elevada que os demais. Eles são aqueles em que compram a mão de obra, isto é, eles contratam pessoas para trabalhar dentro de suas empresas e industrias. Os proletários são aqueles em que não tem um rendimento de salário tão bom assim e são obrigados a vender sua mão de obra para aqueles que possuem uma classe melhor, que no caso os proprietários.
O modo de produção capitalista é basicamente um modo de economia do estado. Todos os elementos da vida econômica tornam-se as mercadorias não somente a terra, os instrumentos de trabalho, as máquinas, o capital-dinheiro, mas também a própria força de trabalho, a mão de obra.
Karl Marx foi um sociólogo, economista, historiador, cientista político que viveu nos anos de 1818 a 1883 que, em partes de suas obras citou que a sociedade em geral está dividida em superestrutura e a infraestrutura. E quem sustenta essa superestrutura e infraestrutura é a luta de classes ( que é composta por proprietários e proletários). Para melhor entender sobre, luta de classes seria no caso a desigualdade entre ambas classes econômicas. Para explicar essa tal luta, Marx fala na teoria mais-valia, que seria o caso das pessoa produzirem, e a maior parte do lucro e para os patrões ( proprietários), que na maioria das vezes pouco trabalham.
Em “O Capital’’ Em O Capital, Marx realiza uma investigação profunda