Idade Média (oriental)
A religião hindu, contida nos vedas, é politeista. No século VI a.c. os ensinamentos de Buda difundiram-se por boa parte da India e por países do extremo oriente ( China, Japão, Ceilão e Tibete).
Na arte hindu, de inspiração religiosa, sobressaem os santuários budistas, profusamente ornados de baixos - relevos e esculturas.
A China foi governada por várias dinastias, destacando-se a tang e a ming, que lhe deram um vasto território, desenvolveram a agricultura e o comércio, canstruíram larga rede de estradas e fortificações contra o ataque de povos invasores (grande muralha), incentivaram a educação e as artes. Os mongóis que a conquistaram (século XIII) hábitos e costumes chineses.
Na arquitetura destacou-se a construção de conjuntos de edifícios ligados or pavilhões e pátios , os belíssimos objetos de ornamentação, as porcelanas e a pintura em seda ou papel.
Desde o início da Idade Média japonêsa, que durou até 1871, existiu no Japão uma classe superior de nobres, chamada "Samurai" (significa guarda, guerreiros, guarda-costas, fidalgote). Assim, por exemplo, só eram dignos de pertencer à casta aqueles que se submetessem, cesde o início de sua vida, ao preparo físico e moral necessários ao combate. Todas as horas disponíveis eram consagrados aos exercícios físicos. Preparo para o combate, submeter-se aos exercícios físicos que abrangiam: esgrima com sabre de dois gumes (Ken ou Ka); com êsse sabre os deuses sintoistas e budistas aparecem armados; e, com bambús curtos e longos; atletismo, constando de corridas, saltos e Jiu-Jitsu. Submeter-se ao emprêgo da hidroterapia, isto é, à natação e às diferentes espécies de banhos.