idade media oriental
História
Campina Grande do Sul
2013
Aluno: Bruno Weigert Ribeiro
Idade Média Oriental
Projeto de adaptação referente ao 1° ano do ensino médio
Trabalho apresentado à disciplina de História para nota do 3° bimestre do Colégio Timbu Velho.
Professora: Irene
Campina Grande do Sul
2013
Idade Média Oriental
Existiram no Oriente diversas civilizações muito influentes pelo mundo:
A bizantina é o principal exemplo, tendo em vista que é a continuação do Império Romano do Oriente;
A árabe-muçulmana;
O império persa sassânida;
A China;
O Japão.
A região conhecida hoje como Oriente Médio foi uma importante área para comércio de mercadorias entre o extremo Oriente e Constantinopla, Alexandria, Antioquia, Damasco, Meca e Bagdá.
Império Bizantino
O Império Bizantino foi herdeiro do Império Romano do Oriente tendo sua capital em Constantinopla ou Nova Roma. Durante o seu período de existência, o grande governante que teve em sua região foi Justiniano, um legislador que mandou compilar as leis romanas desde a República até o Império; combateu as heresias, procurando dar unidade ao cristianismo, o que facilitaria na monarquia.
Internamente enfrentou a Revolta de Nika (fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e aos elevados tributos), já no aspecto externo realizou diversas conquistas, pois tinha o objetivo de reconstruir o antigo Império Romano. Contudo, esse império conseguiu atravessar toda a Idade Média como um dos Estados mais fortes e poderosos do mundo mediterrâneo. É importante ressaltar que o Império Bizantino ficou conhecido por muito tempo por Império Romano do Oriente. No entanto, este não foi capaz de resistir à migração ocorrida por germanos e por hunos, o que acabou por fragmentar em reinos independentes.
Como população teve a concentração dos Sírios, Judeus, Gregos e Egípcios. Destacando-se três governadores durante todo