ICH2
INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E HOSPITALAR II
SARAH REBECA SILVA DUTRA
APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO
IMPERATRIZ-MA
2013
FACIMP-FACULDADE DE IMPERATRIZ
INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E HOSPITALAR II
APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO-FERIDAS
Trabalho apresentado á disciplina de Interação Comunitária e Hospitalar II, como requisito parcial para obtenção de nota e conhecimento nesta disciplina do sexto período do curso de enfermagem da Faculdade de Imperatriz FACIMP.
Orientador: Hudson Walença.
IMPERATRIZ-MA
2013
INTRODUÇÃO
O estudo de caso clínico é de grande importância no campo das ciências da saúde devido a notável capacidade de apreensão do conhecimento teórico e principalmente prático por parte dos alunos. No presente estudo, a abordagem é acerca de feridos e tipo diferenciados, incluindo classificações; O paciente escolhido é um senhor de 37 anos que possui seqüela de Hanseníase e um distúrbio mental.
EVOLUÇÃO R.S.B, 37 anos, sexo masculino, morador e residente da Vila João XXIII há mais de 10 anos, vindo do município de Cidelândia-MA; Q.P: Ferida aberta consequente de Hanseníase na região da subclávia direita, tendo pequena ferida também na face direita do rosto e no polegar direito. H.D.A: Refere manifestar sintomas de Hanseníase há mais de 20 anos tendo desenvolvido ao longo do tempo sem tratamento a “garra de gato” na mão direita; A adesão ao tratamento tem 10 anos, está curado, não apresenta mais sintomas característicos, porém a ferida restou como seqüela. Ao exame físico: é portador de distúrbio mental e toma medicação específica; apresenta quadro de obesidade e possui as feridas citadas acima em processo de cicatrização. Segue dieta livre e não pratica exercícios físicos, mas ajuda na limpeza da Vila.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO
Complexo B 1comp 2x/dia;
-Apresentação: injetável: caixas com 100 ampolas de 2 ml. Drágeas: frascos com