ICA 2 PL GIO
O plagio é uma atitude antiética que pode ser detectada facilmente em diversas situações na qual um indivíduo utiliza-se de obras prontas, seja ela, uma música, uma ideia alheira formada sobre algo, textos etc... O plagiador baseia suas pesquisas acadêmicas ou até mesmo propõe algo que lhe dará créditos ou vantagens perante tal documento indevidamente.
Essas situações e muito comum de serem flagradas em instituições de ensino, na seguinte situação; O educar determina algum tipo de tarefa acadêmica aos alunos, e muitos por sua vez utilizam-se de diversas informações extraídas da internet, livros, artigos entre outros; e as inserem em seus feitos sem a referenciação adequada do real autor, tomando para si a credibilidade inadequada da citação. Essa situação é conhecida com plagio parcial ou mosaico. Existem outros dois tipos de plagio; O plagio integral onde o indivíduo copia identicamente todas as palavras identicamente e não disponibiliza sua fonte. O conceitual que é quando se utiliza como base o ponto de vista do autor escrevendo de uma forma diferenciada porem também não e citada a fonte de origem.
Existem meio no qual o mentor de uma determinada obra possa recorrer para registra-la e adquirir uma licença perante a obra, que comprove que foi ele o criador e assim impossibilita o seu plagio. Esse sistema denomina-se licença commons e são controladas no Brasil. Há seis tipos de licenças e cada uma definia permissões ao público, sendo que algumas são voltadas a parte comercial e outras de obras não derivadas (obras que não pode se criar derivações da mesma). Por isso é aconselhado ao autor verificar qual tipo de licença está disponível. Lembrando que plágio é crime, e pode promover ao praticante ações judiciais